O trabalho em equipe quando bem implementado permite que cada profissional desenvolva o produto ou serviço de acordo com suas capacidades individuais e especialidades.
As companhias estão cada vez mais interessadas e cientes da importância de preservar funcionários motivados e engajados para obter um desenvolvimento sustentável. O discurso de fortalecer o trabalho em equipe nas empresas aparece na maioria das instituições, no entanto, muitas delas têm dificuldades em transformar a teoria em práticas diárias.
Algumas práticas devem ser implementadas, afim de promover um ambiente susceptível ao trabalho, atingindo os objetivos. O Lauth vai garantir a você a possibilidade de organizar o trabalho em equipe, mas aderir a essa estratégia fica a seu critério.
Como a maioria de nossos clientes trabalham em equipe, e muitas delas em grande volume, trouxemos hoje algumas dicas sobre nossa própria utilização, que pode te ajudar a entender a verdadeira importância do trabalho em equipe:
Determine o papel de cada membro
Possuir um objetivo em comum não significa que todos devem desempenhar a mesma atividade. Para que a empresa flua, é indispensável que cada funcionário saiba o papel que vai desenvolver dentro da empresa, claro, de acordo com suas habilidades profissionais. Isso garante que você escale cada área, e fortaleça o vínculo.
Confie em sua equipe
Se sentir seguro e confortável dentro do papel que você foi destinado a oferecer, é muito importante. Essa prática garante que todos se sintam seguros e confortáveis para dividir dúvidas, opiniões, responsabilidades e, até mesmo, críticas construtivas, que vai ajudá-lo a ter uma visão de alguém de fora, que não procura te prejudicar, e sim te auxiliar a crescer.
Não deixe os problemas para depois
É essencial que exista alguém que diagnostique e resolva problemas pontuais no momento em que eles surgirem. Postergar o problema ou colocá-lo para debaixo do tapete é receita certa para contaminar o trabalho coletivo. Portanto, eleja alguém de sua confiança, que trate do suporte, e da resolução de problema, ou seja, diagnosticar as falhas relatadas por seus clientes e buscar soluções instantâneas.
Contrate as pessoas certas
Dentro do seu negócio, você precisa estabelecer as áreas necessárias para escalar, de acordo com o produto oferecido, como exemplo: marketing, comunicação pessoal, desenvolvedores, designers, analistas etc. Dentro dessas especialidades, é de extrema importância que sua empresa possua uma equipe mista, onde cada um entende de determinado assunto, dessa forma, você possui a visão ampla do negócio, e cada um administra sua área.
Concluindo
O trabalho em equipe é como em um time de futebol. Cada jogador possui diferentes talentos e funções distintas em uma partida. Cabe ao treinador fazer com que essas qualidades se complementam para que a equipe chegue ao seu objetivo comum: vencer o jogo!