Artigo

Proxy SOCKS5 – É o Protocolo Mais Seguro?

Entenda como rotear seu tráfego por meio de um proxy pode melhorar seu anonimato, principalmente se ele fornecer procedência e garantia de segurança.

Rotear seu tráfego por meio de um proxy pode melhorar seu anonimato, principalmente se ele fornecer procedência e garantia de segurança.

O SOCKS é um dos tipos de protocolos de internet. Significa Soket Secure, e é comumente usado para tarefas de tráfego intenso, como streaming de conteúdo, PLR etc. Utiliza de uma conexão TCP (Transmission Control Protocol) projetada para enviar e receber pacotes de dados pela Internet, bem como para garantir a entrega bem-sucedida de recursos pelas redes.

Ele o fará utilizando o protocolo de Internet SOCKS em sua versão 5, que é a versão mais recente e segura.

Ao usar proxies SOCKS5, o tráfego da Internet é roteado por meio de um servidor proxy via conexão TCP em nome de um cliente. Assim como a maioria dos outros tipos de proxy, os proxies SOCKS5 ocultam o endereço IP do cliente e servem ao contornar restrições geográficas. Assim, ele funciona ocultando o endereço IP real e localização física, evitando que rastreiem suas atividades na Internet.

Suas suas principais vantagens

Como os proxies SOCKS5 são compatíveis com qualquer protocolo ou porta de rede, eles podem ser usados em vários aplicativos e em diversos cenários. Listamos vários motivos pelos quais esse proxy levam vantagem:

  • COMPATIBILIDADE – ao contrário de um proxy HTTP que estabelece apenas uma conexão, o SOCKS5 pode passar pelo TCP, se tornando muito mais compatível a qualquer navegação.
  • FIREWALL – Sempre que os clientes estão atrás de um firewall e desejam iniciar conexões TCP arbitrárias com servidores externos, eles podem não conseguir. É aqui que os proxies SOCKS5 vêm para jogar e fazer acontecer – o firewall pode restringir o acesso de um cliente a determinados sites por meio de uma conexão HTTP, já com SOCKS dificilmente terá o acesso barrado.
  • UDP (User Datagram Protocol) – o protocolo usa dessa conexão para entregar datagramas em uma rede, garantindo desempenho muito mais eficiente.
  • RAPIDEZ E CONFIANÇA – mais rápidas e confiáveis do que seus predecessores, uma vez que os proxies SOCKS5 podem usar o protocolo UDP.

Portanto, sim – o SOCKS5 é um protocolo muito seguro para determinados públicos, mas não podemos dizer que é o MAIS seguro de modo geral, pois tudo depende de qual a sua aplicação e objetivo de navegação. Para os clientes que desejam realizar tráfegos intensos, precisam da rapidez e flexibilidade, o proxy SOCKS5 é o mais indicado.

Compartilhe este post:

LEIA MAIS

Outros artigos

HELPDESK & SUPORTE

Precisa de ajuda?

Acesse nossa central de ajuda com artigos detalhados sobre as principais questões relacionadas ao Lauth, ou entre em contato com nosso time de suporte 😉