Artigo

Proxy HTTPS vs SOCKS5

Escolher entre um proxy SOCKS ou HTTPS requer uma compreensão completa de como cada tipo funciona e quais configurações cada um transmite.

HTTP é um termo antigo, e muito mais do que as primeiras letras que digitamos em um navegador para acessar um site. A sigla significa HyperText Transfer Protocol, é e nada menos que a base de qualquer troca de dados pela navegação, um Proxy.

É mais comumente chamado de protocolo cliente-servidor, pois ele ajuda os navegadores da internet a enviar solicitações aos servidores para elementos de dados – imagens, páginas – e depois que essa solicitação é atendida, a conexão entre o navegador da web e o servidor termina, e a cada nova solicitação requer uma nova conexão.

Esse proxy é feito especificamente para conexões HTTP – como o próprio nome já diz – e como qualquer outro proxy regular, ele fica entre um servidor e um usuário, transmitindo as solicitações e entregando o recurso de volta ao cliente em formato HTTP, e isso pode ser um problema para determinados públicos, que necessitam de outros tipos de conexões.

Já o termo HTTPS (Hipertexto Transfer Protocol Secure) é o mais atual e utilizado pela maioria dos sites, e ao contrário do que alguns pensam, o HTTPS não é o oposto do HTTP. Essencialmente, ambos se referem ao mesmo “protocolo de transferência” que permite ao usuário ver na tela os dados solicitados por meio da inserção da URL. Contudo, o HTTPS tem como diferencial ser mais avançado e seguro.

Os principais benefícios

  1. Dados Limpos: Atuando como intermediário entre um cliente e seu destino, um proxy HTTPS possui a capacidade de compreender os dados. Isso permite a configuração para filtragem de conteúdo ou armazenamento em cache de dados da web. Assim, os proxies HTTPS contribuem para extrair informações relevantes de sites, evitando a coleta do que é desnecessário.
  2. Segurança: Os proxies HTTPS proporcionam uma camada adicional de segurança ao detectar e negar pacotes de dados suspeitos, como spyware ou conteúdo malicioso, que tentam ingressar em seu servidor. Ao garantir que a comunicação entre o PC e os servidores esteja criptografada, eles elevam a segurança de sua conexão com a web e, por conseguinte, dos dados transmitidos.

Qual a diferença entre HTTPS e o proxy SOCKS5?

Escolher entre um proxy HTTPS e um proxy SOCKS5 requer uma compreensão abrangente de como cada tipo funciona e as configurações que cada um transmite. Só então você poderá tomar uma decisão informada entre os diferentes tipos de proxy e encontrar a melhor opção para seu caso de uso específico.

Ao contrário do HTTPS, o SOCKS5 não consegue interpretar dados da web. No entanto, eles são usados principalmente para facilitar a comunicação com sites que possuem firewalls e restringem o acesso regular dos clientes. Mais importante ainda, os proxies SOCKS5 operam em qualquer protocolo de rede e em qualquer porta.

Os proxies HTTPS são uma escolha confiável para muitas empresas que precisam cobrir vários objetivos e casos de uso. A configuração do servidor proxy HTTPS pode ser adaptada às suas necessidades específicas.

A decisão final sobre qual tipo de proxy escolher depende principalmente de seus objetivos e necessidades. Munidos do conhecimento de ambos os tipos de proxy, podemos agora destacar suas principais diferenças:

  • Uso do protocolo SOCKS5: SOCKS5 não usa diretamente o protocolo HTTP; é empregado para adicionar uma camada adicional de segurança entre o cliente e o servidor.
  • Independência de Protocolo de SOCKS: Os proxies SOCKS, sendo independentes de protocolo, não interpretam ou manipulam diretamente o tráfego de proxy, ao contrário dos proxies HTTP.
  • Flexibilidade de SOCKS para implantação: Os proxies SOCKS são mais flexíveis para implantação, pois não estão vinculados a protocolos de rede específicos. Eles se destacam no acesso a conexões atrás de um firewall.
  • Capacidades de proxy HTTP: Os proxies HTTP podem interpretar o tráfego de rede entre servidores web e clientes. Conseqüentemente, eles podem ser configurados para filtrar conteúdo ou armazenar dados da web em cache.
  • Desempenho dos proxies SOCKS: Os proxies Performance SOCKS oferecem excelentes velocidades, tornando-os ideais para download ou transferência de dados pela Internet.
  • Compatibilidade de software e sistema: Alguns clientes de software raros ou sistemas altamente especializados podem suportar apenas SOCKS.

Ao pesar essas diferenças, você pode fazer uma escolha informada com base em seu caso de uso e objetivos específicos.

Conclusão

Não há rivalidade, pois a seleção entre proxies SOCKS vs HTTP depende do seu caso de uso e necessidades. O SOCKS pode ser uma escolha confiável para projetos que envolvem download e transferência de grandes quantidades de dados e contingência. Por outro lado, os proxies HTTP podem ser ideais para filtrar dados e armazenamento de dados de navegação.

Se você quiser saber mais sobre o proxy SOCKS5, leia nosso artigo – proxy SOCKS5 é o protocolo mais seguro? – e se você considerar qual solução atende às suas necessidades de negócios, não hesite em contratar nossos planos do Lauth para administrar sua conta de forma completa, agora que você já entende a diferença entre os proxies.

Compartilhe este post:

LEIA MAIS

Outros artigos

HELPDESK & SUPORTE

Precisa de ajuda?

Acesse nossa central de ajuda com artigos detalhados sobre as principais questões relacionadas ao Lauth, ou entre em contato com nosso time de suporte 😉