Artigo

VPN vs Proxy – Qual Garante Seu Anonimato?

Quando o assunto é manter sua identidade real camuflada e estabilizar o plano de contingência, os proxies serão seus maiores aliados.

Proxies e VPNs são as mais conhecidas ferramentas que a maioria das pessoas consideram quando a privacidade de navegação se torna uma preocupação. Baseado nisso, e nas crescentes preocupações com a segurança online, a comunidade da Internet e as empresas estão cada vez mais ligadas a explorarem maneiras de se proteger, além de focar na proteção da estratégia de contingência.

Embora tanto o proxy quanto a VPN, em essência, tenham um propósito mutuamente semelhante – aumentar os níveis de privacidade e segurança, eles também possuem algumas diferenças importantes. Essas diferenças fundamentais permitem determinar qual deve ser usado e por quem.

O que se traduz o termo VPN?

Rede Privada Virtual, é um intermediário que criptografa e transmite dados quando os usuários se conectam à Internet. Geralmente é usada para proteger dados confidenciais e navegar na Internet anonimamente, isso, quando o assunto não é trafego de anúncios.

Em poucas palavras, uma VPN traduzirá seu endereço IP original em um novo através de um único servidor, e esses, são utilizados simultaneamente por milhares de usuários, e muito provavelmente alguns desses já estarão marcados pelas plataformas, fazendo com que essas consequências se vinculem a você.

Com o uso das plataforma de VPN você pode até conseguir um volume de endereços de IP por um assinatura relativamente barata, portanto, não poderá trabalhar abrindo vários perfis com endereços de IP exclusivos ao mesmo tempo, terá que utilizar um perfil de cada vez, o que certamente não otimiza seu tempo.

Embora VPNs e proxies relativamente possuam o mesmo propósito de base, eles são criados com objetivos diferentes, os proxies geralmente são usados por empresas que possuem estratégias de contingência e trabalham o tráfego, portanto, configurá-los pode ser um pouco mais difícil.

Por outro lado, a facilidade de uso é um conceito chave quando falamos de VPNs . Como o público-alvo é um único indivíduo, facilitar a configuração e o uso de uma VPN, é mais importante quando comparado a um proxy. As VPNs geralmente requerem apenas alguns cliques para serem instaladas e usadas. Já os proxies, por serem dedicados e específicos, por sua vez possuem uma interface mais complexa.

A propósito, o serviço VPN é principalmente indicado a um único usuário, e é usado por indivíduos que desejam não apenas mascarar sua verdadeira identidade, mas também garantir que suas solicitações de Internet sejam criptografadas.

Proxy – mais estabilidade na sua estratégia de contingência

Um proxy atua como um intermediário entre você e a internet. Pense em um proxy como um filtro da web que realiza as transações de solicitação da Internet em seu nome. O site que você está visitando só poderá determinar o endereço IP do proxy, o que significa que seu endereço IP real ficará oculto.

Uma das principais vantagens do uso dos proxies em empresas, são os diferentes tipos de serviços que eles possuem, como: proxy mobile (4G), proxy residencial. Portanto, ocultar um endereço IP real atrás do proxy garante níveis muito mais altos de privacidade, principalmente os com protocolo SOCK5.

Um proxy também permite obter anonimato, mas é mais comumente usado por indivíduos e organizações (em quantidades significativas) que realizam operações de tráfego na web. A nível de uma empresa, o uso de um proxy ou servidor proxy é útil não apenas para proteger suas marcas, mas também são usados para pesquisa de mercado, tráfego intenso e muitos outros propósitos. Um desafio comum enfrentado por muitos é evitar ser bloqueado pela fonte de dados desejável ao coletar os dados necessários. A utilização de um proxy permite ultrapassar este desafio.

Há um vencedor claro e completo na batalha servidor proxy vs VPN, quando o asssunto é seu objetivo de uso. Os proxies geralmente são muito melhores para as empresas, pois são mais úteis para algumas tarefas de tráfego intenso, enquanto as VPNs serão mais do que suficientes para quase qualquer indivíduo.

Compartilhe este post:

LEIA MAIS

Outros artigos

HELPDESK & SUPORTE

Precisa de ajuda?

Acesse nossa central de ajuda com artigos detalhados sobre as principais questões relacionadas ao Lauth, ou entre em contato com nosso time de suporte 😉