Ao pensar em utilizar um bloqueador de impressão digital, extensões e softwares para se tornar “anônimo”, é importante você entender que essa atitude só vai lhe tornar alvo fácil.
A impressão digital ou o fingerprint como muitos conhecem, é o desenvolvimento mais recente no rastreamento da web. Tempos atrás, a maneira mais fácil de impedir o rastreamento das redes era bloquear totalmente o método de rastreamento, ou seja, para evitar o rastreamento de cookies, você simplesmente desativa os cookies em seu navegador.
Mas quando se trata do fingerprint as coisas não são tão simples, pois ao usar um bloqueador direto ou extensões você pode se tornar mais rastreável do que se você não estivesse usando um.
A essência do uso do fingerprint
A impressão digital permite ao navegador “entregar” informações a uma página da web quando solicitado. Cada computador irá gerar dados únicos com base em seus atributos específicos de navegador e sistema operacional.
E é por isso que alguns usuários estão tão interessados em evitar que seu fingerprint seja exposto. Se você valoriza o anonimato, a impressão digital não apenas o torna rastreável semelhante ao que um cookie faz. Ela pode simplesmente individualizar e identificá-lo como você.
Táticas de bloqueio e por que elas não funcionam:
Impedindo totalmente o compartilhamento do fingerprint
Seu primeiro instinto provavelmente é pegar uma extensão do navegador que impeça essa comunicação, pois se o dado não for compartilhado, eles não podem rastreá-lo – certo?
Errado. Ao impedir que seus dados sejam apresentados a página que solicitou, já se torna um identificador em si. Embora o fingerprint não seja enviado, o fato de você não ter permitido a ação, será. Portanto, você será classificado em um grupo de usuários que também estão bloqueando as impressões digitais.
Para visualizar como isso funciona, imagine que você está no meio de uma multidão em uma data festiva, como festa junina. Não se importar que seu fingerprint seja compartilhado, é como se você estivesse lá no meio dançando quadrilha com a maioria. Ter um bloqueador de impressão digital é como se você estivesse com uma fantasia de carnaval. Ninguém tem certeza de quem você é exatamente, mas você é o único que possui características diferentes de todos. E se outras pessoas estiverem usando fantasia de carnaval, todos vocês são simplesmente agrupados como “as pessoas que usam fantasia de carnaval no meio da festa junina”.
Se todos os usuários usassem extensões como bloqueadores (ou usassem fantasia, como em nosso exemplo), eles seriam eficazes. Mas, hoje em dia, quase ninguém os utiliza – estima-se que apenas 5% a 10% dos usuários da web utilizam dessa estratégia. A porcentagem se trata apenas de uma pequena fração, e esse não é um grupo grande o suficiente para se misturar.
Enviar fingerprint aleatórios
Usar impressões digitais diferentes para cada solicitação não funciona pelo mesmo motivo de não enviar nenhuma. Pois do ponto de vista do Facebook, um visitante regular não mudará seus dados de fingerprint durante uma sessão. Portanto, se você alterar durante o uso, esse comportamento é incomum e é suficiente para categorizá-lo em um grupo irregular.
Em nosso exemplo, fornecer um fingerprint aleatório a cada solicitação é como mudar a roupa que você veste a cada 10 segundos. No primeiro momento, você parece normal. Mas se você mudar de roupa minutos depois, mesmo sem usar fantasia, você ainda se destaca. Pessoas normais não mudam suas roupas ao longo do dia ou usam diferentes identidades em uma única sessão.
A única solução viável existente
Você não precisa se dar ao trabalho de bloquear a tecnologia de fingerprint. Se você é um usuário experiente da web que valoriza sua privacidade acima de tudo, existe um caminho.
- Disponibilize a função de impressão digital da tela nos sites que você visita. Então estará claro não está que você está usando uma fantasia.
- Use uma identidade de tela com consistência, não as altere.
- Utilize um multi-login para conseguir fingerprints distintos a cada perfil criado.
Você ainda está sendo rastreado – isso é inevitável. Mas dessa forma você controla o rastreamento. Ao utilizar o Lauth como ferramenta para sua contingência, você cria diversos ambientes – perfis – e cada um vai possuir um fingerprint diferente. Dessa forma você consegue anunciar em várias contas, sem que elas possuam um vínculo entre si.