Artigo

O Que É um Endereço de IP?

Quando se trata de rastrear sua navegação, o principal alvo que os sites analisam é seu IP, pois é facilmente obtido e revela muitas informações sobre você.

A sigla IP significa Internet Protocolo, e é uma parte crucial da infraestrutura online e nos permite acessar e comunicar através da internet.

Assim como no mundo real, para que as entregas de suas compras on-line cheguem à sua casa, elas precisam estar etiquetadas com informações sobre como encontrá-lo. Essa informação são conhecidas como seu CEP que especifica o local onde o pacote precisa chegar, certo?

A Internet funciona de maneira muito semelhante, e seu tráfego na Internet é rotulado usando o que é chamado de endereço IP. É um endereço eletrônico que é atribuído a cada dispositivo conectado a uma rede de computadores. Normalmente emitido pelo seu provedor de serviços de Internet, o IP é um endereço pelo qual a Internet sabe para onde enviar dados e resultados de suas pesquisas e consultas.

Para ajudá-lo a obter uma noção mais clara, a coleção de dígitos a seguir é um exemplo de como é um endereço IP: 203.0.113.334

Endereço IP privado vs públicos

Um endereço IP privado é um endereço digital privado atribuído por um roteador a cada dispositivo conectado na rede. Os endereços IP privados ajudam a diferenciar um dispositivo do outro e geralmente não são vistos por ninguém fora da rede. O roteador funciona como uma barreira que permite configurar uma rede IP privada com qualquer esquema de endereço IP que você desejar.

Agora, um endereço IP público é atribuído por uma rede, pode ser visto por qualquer pessoa, incluindo aqueles que estão fora da rede, e é um meio de identificar uma rede.

Enquanto um dispositivo se comunica com um roteador localmente por meio de um endereço privado, como 192.168.0.1, o roteador se comunica com a Internet por meio de seu endereço IP público.

Bloqueio baseado no seu endereço de IP

Ao acessar um site para realizar operações que são geralmente rastreadas na web, você deve estar ciente de que alguns servidores usam medidas antibot que detectam atividades suspeitas. Depois que o tráfego não humano for indicado, o site negará o acesso ao intervalo de IP ao qual seu endereço IP pertence.

Normalmente, para evitar banimentos baseados em endereços IP, os usuários usam proxies que permitem a rotação de endereços IP.

CAPTCH

Durante suas operações na web, provavelmente você enviará mais solicitações de um endereço IP do que um usuário da “vida real”poderia gerar ao mesmo tempo. Alguns sites monitoram e podem detectar facilmente quantas solicitações recebem de um endereço IP específico. Exceder certos limites pode levar ao bloqueio do seu endereço IP ou fazer você passar em um teste CAPTCHA (significa Teste de Turing Público Completamente Automatizado para diferenciar computadores e humanos).

Esse obstáculo é especialmente demorado e pode sobrecarregar seu processo de coleta de dados.

Restrições de geolocalização

Geralmente, a localização do usuário é identificada por meio de técnicas de geolocalização, incluindo determinadas informações com base em seu endereço IP. Ocultar seu endereço IP ajuda a evitar isso.

Ao usar um proxy, você pode mascarar e alterar o endereço IP. Você pode simular a existência de mais de uma rede, através de diferentes endereços de IP, não cruzando dados quando sua rede for rastreada pelas plataformas como Facebook. Bem como compartilhar o mesmo endereço, no caso de haver apenas diferentes IP disponível. Assim, o proxy tem acesso à internet e centraliza todas as solicitações de comunicação.

Compartilhe este post:

LEIA MAIS

Outros artigos

HELPDESK & SUPORTE

Precisa de ajuda?

Acesse nossa central de ajuda com artigos detalhados sobre as principais questões relacionadas ao Lauth, ou entre em contato com nosso time de suporte 😉