Artigo

Importância das Campanhas de Remarketing

Saiba como converter o usuário que já engajou com a sua marca, e por algum motivo não concretizou a compra. Não perca um visitante se quer.

Sabemos que fixar a ideia da sua marca no pensamento das pessoas de forma constante é um dos fatores mais relevantes quando o assunto é conversão. Assim, seu produto ou empresa não é esquecido depois do primeiro contato, uma vez que será frequentemente apresentado novamente.

A estratégia de marketing digital que possui esse objetivo é conhecida como remarketing, ou seja, é focado naquelas pessoas que já engajaram em algum momento com a sua marca, e por algum motivo não concretizaram a compra.

Dessa forma é direcionada aos visitantes do seu site, objetivando entregar anúncios específicos de forma patrocinada de seus produtos, que foram visualizados recentemente por determinado usuário.

TIPOS DE ESTRATÉGIAS DE CAMPANHAS

  • De Display: Apresenta anúncios com o conteúdo que o usuário já visitou ou já demonstrou grande interesse;
  • De Pesquisa: Usa as palavras-chave pesquisadas pelos usuários para oferecer novas propagandas;
  • De E-mail: Aos usuários cadastrados no site. Sendo possível lembrá-los sobre um carrinho com itens não finalizados ou novas promoções de produtos baseados na afinidade da pessoa.

Para que a estratégia se torne realmente efetiva, é importante que você entenda alguns fatores determinantes para que os resultados saltem:

1. Observe as ações dos visitantes em seu site

Encare todo visitante do seu site como um potencial cliente. Muitas vezes algum fator que não temos total controle faz com que seu site não converta aquele cliente na primeira visita, pois geralmente o processo de tomada de decisão envolve alguns estágios desde a descoberta e interação com seu produto até se tornar um cliente efetivo.

É muito importante compreender o comportamento que cada possível cliente toma dentro do seu site, a fim de conseguir manobrar ações mais adequadas visando a conversão daquela determinada pessoa, individualmente.

Como exemplo: avaliar em qual etapa da compra o visitante parou – se adicionou ao carrinho, adicionou como favorito, iniciou a compra mas não finalizou, o tempo de permanência e ações dentro do site etc.

Se um usuário acessou um produto em seu site e não concluiu a compra, pode ser que ele esteja no estágio “pesquisando” até tomar uma decisão. Ai que entra sua estratégia em tentar recrutá-lo mostrando que seu produto atende as especificações, ou até mesmo fornecer um cupom de desconto para efetivar sua compra.

2. Personalize suas estratégias

Na criação de uma campanha de remarketing, seja específico nas estratégias, personalize individualmente de forma a atingir cada usuário de acordo com as ações dele dentro do site. Dessa forma suas taxas de conversões serão muito maiores.

Por exemplo, se a ideia for subir uma campanha de remarketing somente para quem visitou a página de início de seu site, dessa forma você não terá clareza de quais são os interesses, além de não poder realizar uma oferta direcionada, isso torna o anúncio muito abrangente e pouco específico. Mas, também funciona.

É importante ressaltar que para conseguir realizar o remarketing no Facebook, é necessário a instalação do pixel do Facebook em seu site. Somente dessa forma que a plataforma consegue identificar quem são os usuários visitantes do seu site, os produtos que estão acessando e permitir que você realize estas manobras de segmentação.

3. Garanta a sensação de exclusividade e escassez

Opte por campanhas específicas, crie anúncios direcionados e com períodos pré-determinados. O visitante precisa ter a sensação de exclusividade e escassez da oferta que você está oferecendo.

Vamos a um exemplo: para um usuário que acessou um produto X nos últimos 5 dias, você pode elaborar o remarketing oferecendo uma oferta com “5%” de desconto válidos somente para a sua primeira compra, ou para o produto que já foi visitado.

Por fim, conseguimos concluir como essa estratégia se bem aplicada é um mecanismo poderosao e ajuda o seu produto a ter mais conversões de forma significativa. Caso ainda não tenha colocado isso em prática, se o seu objetivo é a venda ou visita, você com certeza terá grandes retornos se aplicar tudo que citamos em suas estratégias de marketing.

Compartilhe este post:

LEIA MAIS

Outros artigos

HELPDESK & SUPORTE

Precisa de ajuda?

Acesse nossa central de ajuda com artigos detalhados sobre as principais questões relacionadas ao Lauth, ou entre em contato com nosso time de suporte 😉