Artigo

O Que São Produtos Black e White

Entender as diferenças entre as duas terminologias determina o sucesso da sua estratégia de vendas, é a base do seu negócio saber o que você pode ou não fazer.

Existem diversas práticas aplicadas quando o assunto é anunciar no Facebook, algumas mais específicas, outras mais brandas. E é comum que ao estudarmos sobre o mundo do marketing digital, entendermos que existe uma vasta abundância de produtos, e é muito importante entender em qual categoria seu produto se encaixa, para que sua estratégia de anúncio seja adequada afim de entregar o que deseja a seu público alvo.

O termo do Black e White no mercado digital

Esses termos já lhe parecem familiares né? Em modo geral, o termo Black é associado à produtos considerados proibidos pela política de vendas da plataforma, e que se não contarem com estratégias muito bem elaboradas podem lhe causar algum dano, como bloqueios em massa, restrição de contas, links, etc.

White é associado às abordagens que estão de acordo com a maioria das políticas das redes. Isso significa que você pode subir sua campanha diretamente para página de vendas do produtor, sem necessidade de estruturas que mascarem a ideia principal de seu produto.

A diferença principal é a abordagem da oferta!

Você vai começar a perceber que a terminologia Black e White é focada mesmo no critério, na estratégia e na abordagem que você aplica em determinado produto que você deseja vender. Então, você vai entender que não existem de fato produtos black e white, e sim, suas ofertas.

Ou seja, formas de vender e anunciar. O produto é apenas um objeto/ideia que você escolherá para aplicar determinada abordagem. A forma com que você o apresenta determina se a plataforma vai enquadrar ou não ele à um nicho black.

Quais produtos são considerados black?

As regras aplicadas pelos sites dizem respeito exatamente ao bem estar do usuário na plataforma. Dessa forma, não é permitido explorar diretamente a dor do usuário com headlines, deixando-o desconfortável, ou conteúdos eróticos, sexuais e com promessas fora do senso comum etc.

Algumas características de uma abordagem black podemos englobar: promessas enfáticas e surreais sobre os resultados; Imagens de antes e depois com resultados surreais; Envio de usuários para sites diferentes do que o anúncio retrata; Desrespeito a maioria ou a todas as políticas do facebook.

E os produtos white?

Aqui temos produtos leves, pertinentes e que foquem no bem estar do usuário (do ponto de vista da plataforma). Anúncios que visam mostrar uma boa experiência sem prometer mundos e fundos à ninguém. Utilizando de imagens que foquem na boa experiência do usuário e na permanência dele na rede social. O objetivo aqui é transmitir segurança, despertar curiosidade e ser realmente útil para o usuário. Não apenas conseguir cliques e vendas rápidas com produtos suspeitos.

Cuidado com os bloqueios

Anúncios black vão, com toda a certeza, receber bloqueios. Esse tipo de anúncios podem até rodar durante um certo tempo, mas eventualmente a inteligência do Facebook vai entender que aquele anúncio não é bem o que querem para seus usuários e, depois disso, o bloqueio é certo. Por isso que é necessário estar muito bem entendido sobre assunto para executar esse tipo de estratégia, entender que seu produto pode até ser considerado black, mas o seu anúncio não, você passará tranquilamente pelas barreiras. Devemos abordar sobre isso em próximas publicações do blog.

Em conclusão, a terminologia Black e White é muito comum no marketing digital utilizada para identificar uma série de estratégias utilizadas hoje em dia. Aqui você entendeu como essas abordagens afetam seus anúncios no facebook e em qual seu produto se encaixa afim de determinar uma boa estratégia.

Compartilhe este post:

LEIA MAIS

Outros artigos

HELPDESK & SUPORTE

Precisa de ajuda?

Acesse nossa central de ajuda com artigos detalhados sobre as principais questões relacionadas ao Lauth, ou entre em contato com nosso time de suporte 😉