Artigo

Torne Mais Fácil o que é Mais Importante: a Produtividade

Defina suas prioridades. É mais válido fazer menos porém melhor. Afaste todos os obstáculos que não tornam a sua execução mais fácil.

Nossa trajetória é feita de ciclos. Há ritmos em absolutamente tudo o que fazemos. Tem a hora de dar tudo de si e a hora de descansar a mente. Hoje, porém, nos esforçamos cada vez mais sem cadência, e de forma desordenada, e no fim do dia, nenhum objetivo sólido realmente foi concluído.

Entender a diferença de ser uma pessoa atarefada e produtiva é a base para a transformação de seus hábitos. A falta de consolidação de suas tarefas vai prejudicar sua produtividade. E caminhar um centímetro em várias direções tornará o seu caminho mais longo

Hoje vamos dispersar um pouco do padrão dos nossos bate papos semanais, e conversar sobre um assunto muito importante. Que na verdade é a base de todo o sucesso. A seguir as principais dicas para que sua produtividade floresça e você obtenha resultados constantes:

Defina sua lista de prioridades de tarefas diárias

A maioria das pessoas iniciam seus dias sem nenhuma programação ou meta definida. Esse é o primeiro ponto a ser mudado, se você não tem um objetivo a ser alcançado, seu tempo vai ser gasto com coisas inúteis, ou até mesmo perdendo tempo de trabalho determinando tarefas para aquele dia, tais que já deveriam estar prontas.

Programa seu dia na noite anterior! Antes de desligar seu computador e se organizar para ir embora ou ficar com a família, desfrute das diversas ferramentas de organização que temos no mercado, para traçar suas metas em ordem de prioridade para o dia seguinte.

Você pode etiqueta-las de acordo com o grau de importância. Não tem erro. É muito mais leve manter o foco em uma tarefa quando ela está programada para ser executada dentro de um prazo específico, dessa forma, sua cabeça entende que o prazo precisa ser cumprido, e consequentemente sua produtividade aumentará.

Talvez você não consiga terminar tudo antes do final do dia, mas o importante é seguir a ordem de prioridades, e não misturar um trabalho com o outro. Inicie e finalize. Inicie e finalize. Esse ciclo ao longo dos dias se torna um hábito. E ao final do mês você estará muitas metas mais próximas do seu objetivo final.

Tenha disciplina – encontre seu foco e siga

Aqui, é importante que esteja claro em sua mente qual o seu objetivo principal, qual a meta a ser alcançada. O que quero conseguir com isso?

Essa é a questão fundamental a ser definida. Fica mais fácil se concentrar no que deve ser feito, porque você tem em mente o motivo de toda sua concentração naquela tarefa. Muitas distrações vão te distanciar do seu objetivo, se você não tiver disciplina e não souber dizer não, topará qualquer oportunidade que surgir, de se divertir, de pegar um novo trabalho, e consequentemente se afastará cada vez mais das suas metas traçadas lá atrás.

Faça uma pausa

Fazer o melhor que pode e ainda sentir que não basta? A sensação de avançar em coisas importantes mas estar cansado demais, acaba extraindo toda a sensação de vitória do seu sucesso.

E quando você se cobra demais, por mais que você se esforce, o hábito de sempre querer mais te faz não enxergar o melhor do momento: eu conclui todas as atividades que eu propus para o dia de hoje.

Unindo ao próximo tópico sobre as recompensas, saiba dividir as tarefas, e ao terminar uma, dê um intervalo de alguns minutinhos para seu descanso, assim você se prepara para o próximo objetivo a ser cumprido. Faça coisas que você gosta, coma um chocolate, vá tomar um ar. Se valer para você, existem técnicas como a Pomodoro, para controlar seu tempo de trabalho e aumentar seu nível de foco.

Nem tudo tem que ser tão difícil.

O poder da recompensa

Desde crianças fomos educados recebendo recompensas quando fazemos algo certo. O sistema de recompensa cerebral sempre existiu, e está diretamente relacionado a sensação de prazer e satisfação.

Você pode aliar esse tópico com o anterior se para você a recompensa mais valiosa é dar um tempinho, ou criar recompensas que você acha válido. Sabemos que o cansaço causa bloqueios criativos, então, o importante é fazer seu cérebro entender que se aquela tarefa for concluída, poderá desfrutar de algo satisfatório.

Torne o essencial mais fácil

Eliminar as distrações é outro método muito relevante. Estar no seu ambiente de trabalho confortável, sem incômodos ou fatores que te façam fugir do foco, vai te gerar um saldo positivo ao fim do dia.

Procure deixar o celular longe de você, e caso trabalhe com seu celular, procure desativar as notificações de qualquer aplicativo que não seja extremamente necessário para a ação que você estiver executando.

Se você parar de 10 em 10 minutos para verificar suas notificações, responder um amigo, ao final do dia você não terá seu saldo de produtividade positivo.

Organize tudo em um só lugar, suas tarefas concluídas e as que precisam serem. Isso vale pra você que trabalha sozinho, e principalmente se possui uma equipe. Existem ferramentas gratuitas disponíveis como do próprio Google Calendar ou aplicativos como Trello, Notion que você pode compartilhar entre sua equipe, anotar ideias e tarefas.

A organização e definição do que deve ser feito é uma das peças fundamentais para aumentar seu nível de produtividade.

Essencialismo é sobre fazer as coisas certas. Sobre fazê-las do jeito certo.

Defina o que é prioridade pra você naquele momento. É mais válido fazer menos porém melhor. Isso não quer dizer que você terá o direito de enrolar em uma tarefa que acha necessária. Abuse do tempo com sabedoria, ele é curto. Afaste todos os obstáculos que não tornam a sua execução mais fácil.

Você vai parecer rude quando começar a negar pedidos que não estejam ligados ao seu objetivo principal, pois as pessoas não gostam de receber não como resposta. Mas logo você notará a velocidade com que se aproxima de sua meta, esteja no lugar que precisa estar, com as pessoas que são necessárias, censure tudo que não é necessário.

Espero que nossa conversa tenha agradado ainda mais na sua carteira de conhecimento. Só por estar aqui, isso já lhe torna diferente.

Compartilhe este post:

LEIA MAIS

Outros artigos

HELPDESK & SUPORTE

Precisa de ajuda?

Acesse nossa central de ajuda com artigos detalhados sobre as principais questões relacionadas ao Lauth, ou entre em contato com nosso time de suporte 😉