Artigo

TikTok Ads: Vantagens e Desvantagens de Anunciar no Início de uma Nova Onda

A plataforma vem ganhando fama de muito exigente quando o assunto é publicidade. Entenda um pouco sobre como usar esse novo algoritmo a seu total favor.

Uma plataforma poderosa que vem crescendo e ganhando um amplo espaço no mercado digital. E com a recente implementação da monetização no Brasil, fez crescer ainda mais a produção de conteúdo, e consequentemente, o aumento de interesse dos gestores de tráfego em alcançar esse público tão amplo.

Por se tratar de uma nova ferramenta, uma das vantagens está no o CPM (custo por mil), que possui valores muito inferiores quando comparados aos seus principais concorrentes: Facebook Ads e Google Ads. Isso se resume ao fato das plataformas trabalharem em formato de leilão, onde quanto mais pessoas anunciarem nesse leilão, maior o custo para anunciar.

É um processo gradativo de crescimento, certamente em pouco tempo esses valores vão aumentar e se equipararem as outras plataforma de anúncios já conhecidas. Portanto, vale aproveitar o momento e estudar o algoritmo, afim de utilizar desses benefícios atuais, a seu favor.

Como Posso Começar a Anunciar no Tiktok Ads?

A plataforma é muito exigente quando o assunto é publicidade. Essas exigências, são definidas e necessárias para que não se torne uma timeline cheia de anúncios fora da linha de mídia convencional, com pouco conteúdo, e principalmente anúncios enganosos ou que de certa forma deixe o usuário desconfortável ou sentindo-se lesado, e assim, acabem perdendo clientes ativos.

Portanto, certos produtos e divulgações não são permitidas, e possuem ainda uma lista ainda maior de exigências para subir um anúncio, mas que de modo geral, não foge muito do que já estamos acostumados com as outras ferramentas.

Por Enquanto, Nem Tudo são Flores

E como tudo que é novo possui certas imprecisões, com o TikTok não poderia ser diferente. Algoritmo novo que acaba banindo certas contas que se encaixam nas diretrizes para bloqueio, mas mesmo assim são alvos por interpretação errônea.

O atendimento da plataforma também não tem sido muito elogiado pelos gestores. Ao entrar com uma solicitação de revisão de bloqueios, o retorno é demorado, ou respondido por mensagens automáticas e sem soluções efetivas.

É muito provável que a falta de pessoas na equipe de revisão da plataforma acabe acumulando essas solicitações, e dessa forma, prejudicando a demanda de suporte para soluções de problemas e retirada de dúvidas dos gestores.

Tente Fugir do Bloqueio, Siga Nossas Dicas

Vincule sua conta principal a uma conta no TikTok ads e permaneça aquecendo essa conta pessoal, interagindo com a plataforma, comentando, assistindo e navegando, nada muito diferente do aquecimento feito no Facebook. Mas, com menos risco de bloqueios por atividade incomum, ou comportamento de usuário.

E como em qualquer outra plataforma de anúncio, aqui você também deve ocultar e isolar suas informações de fingerprint e camuflar seu endereço de IP caso possua mais de uma conta. Em resumo: também integre os perfis de anuncio do Tiktok um browser anti-detect.

Acolha e Entenda o Formato Preferido do Algoritmo

Durante o processo de criativos, dê preferência para vídeos humanizados. Crie um anúncio que tenha a “cara da plataforma”, e que claro, atraia a atenção do seu público. Utilize o formato de reviews, vídeos em primeira pessoa demonstrando o produto e recursos de narração criados pelo próprio Tiktok.

E claro, o produto precisa ser elegível, ou seja, atender a determinados critérios que sigam as diretrizes da plataforma (leia atentamente os tópicos das diretrizes); seu texto de descrição e áudio precisam ser claros; a segmentação de faixa etária é importante para evitar denúncias; e a funcionalidade da sua página de destino – o quão seu site de vendas é atrativo.

E se Mesmo Assim Minha Conta for Bloqueada?

Não se preocupe (ou se preocupe?), durante a criação do seu primeiro anuncio, você deve receber um bloqueio de boas-vindas. É importante entender que uma conta bloqueada não é sinônimo de conta suspensa. Normalmente ele acontece apenas para a verificação de documentação e titularidade. Para garantir que você é um usuário real.

Existe um tempo pré determinado para que o bloqueio aconteça, e ainda, uma chance de recuperar antes do prazo entrando em contato e apresentando sua defesa. Mas como citado antes, a demanda está alta, e sua resposta pode vir a demorar.

Por tanto, mantenha uma contingência robusta e com mais opções de contas para continuar operando ativamente na plataforma.

Atenção Sobre o Envio de Saldo Para sua Conta de Anúncios:

Atente-se ao saldo aplicado dentro da conta. Se a sua conta bloqueada temporariamente, é possível recuperar o saldo, mas se realmente foi banida, as próprias políticas da plataforma afirmam que o valor não será recuperável. Evite deixar o saldo acumulado. Caso prefira manter este método, reserve somente o que irá utilizar para subir a campanha, evite complicações.

Enfim, vale ter paciência e entender o algoritmo e aproveitar de tudo o que esta plataforma pode fazer pelo seu produto. Saiba que seguindo ao máximo as regras sobre anúncios dificilmente você vai sofrerá bom bloqueios e restrições frequentes, se atende aos detalhes do que é permitido ou não e use-os ao seu favor.

Compartilhe este post:

LEIA MAIS

Outros artigos

HELPDESK & SUPORTE

Precisa de ajuda?

Acesse nossa central de ajuda com artigos detalhados sobre as principais questões relacionadas ao Lauth, ou entre em contato com nosso time de suporte 😉